ANDANÇAS

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Por Enquanto / Quando o Sol Bater.. - Renato Russo Sinfônico (Ann Marie ...

Postado por ANDANÇAS às 07:31 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

MARAGATOS

MARAGATOS
OS MARAGATOS

JOGO DO OSSO

JOGO DO OSSO
O jogo do osso é um jogo de origem asiática muito praticado na região da fronteira do Rio Grande do Sul. O jogo chegou à bacia do Prata através dos espanhóis, já existindo referências bibliográficas a ele no ano de 1620. Uma prova de sua procedência platina, seja pelo nordeste argentino, seja pelas fronteiras sulistas com o Uruguai, é o fato de conservar o jogo do osso até hoje, no Rio Grande do Sul, termos da língua castelhana em sua terminologia própria, tais como suerte, culo e clavada, entre outras. Consiste no arremesso do osso do garrão do boi sobre uma cancha plana e, conforme a maneira que cai, dá a suerte ou culo, isto é, ganha ou perde a pessoa que o atira. O terreno ou cancha onde se joga não deve ser nem muito duro nem muito mole. Quando tal osso cai sobre umas das extremidades, e assim fica em pé ou inclinado, dá-se o que se chama uma clavada.

CARRETEIROS

CARRETEIROS
Um carreteiro é uma pessoa (geralmente homem) que transporta produtos, mantimentos e artigos variados se valendo de carreta de bois. Ele sabe como lidar com os bois, como cangá-los ao carro, como manter a carreta, como guia-la nos diferentes terrenos e bem acomodar a acarga para que não se estrgue e nem se perca. No passado, a carreta de bois foi utilizada normalmente para o transporte, até mesmo de pessoas. Todavia, para passeio e outros compromissos, que não requeressem transporte de cargas, as pessoa preferiam veículos mais leves, infinitamente mais rápidos e muito mais confortáveis. Veículos como a vulga carroça, a carruagem e a charrete eram suspensas sobre molas, podiam ter bancos com acentos estofados, sendo puxadas por cavalo. Diferente destas, a carreta de bois era como uma caixa em forma trapezoidal de madeira montada sobre uma base formada por uma grossa viga longitudinal cruzada por outras duas menores postas na altura dos eixos, sendo o traseiro fixo e o dianteiro articulado fazendo a vez de barra de direção. Tudo isto ficava sobre os eixos sem nenhuma mola. Atualmente a carreta de bois ainda é utilizada em pequenas lidas campeiras e pode ser vista em lugarejos do Interior. Em raros casos, a carreta era utilizada para a prática de varejo de pronta-entrega. Ao vendedor ambulante, mesmo quando se valia de carro de boi, era mais comum atribuir a expressãomascate ou caixeiro-viajante.

PALETEADA

PALETEADA
Oficio campeiro para trazer de volta uma r\és fujona da tropa o do rodeio.Hoje é uma modalidade indipensável nas provas que qualificam cavalos para o Freio de Ouro , maior concurso de prêmios da raça de cavalos crioulo ,no Brasil.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
ANDANÇAS
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ▼  2013 (2)
    • ▼  julho (1)
      • Por Enquanto / Quando o Sol Bater.. - Renato Russo...
    • ►  maio (1)
  • ►  2012 (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2011 (18)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (8)
Tema Janela de imagem. Imagens de tema por Josh Peterson. Tecnologia do Blogger.